O que é Radiologia

07-01-2019

Radiologia é o ramo ou especialidade da medicina que utiliza as radiações para a realização de diagnósticos, controle e tratamento de doenças. Ela permite a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de radiações (sonoras, eletromagnéticas ou corpusculares), gerando desta maneira uma imagem. Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de imagem como a tomografia computadorizada, a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear. Esses novos equipamentos e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área ainda mais interessante.

O que é Radiologia - Ceduf

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O técnico em Radiologia é o profissional apto e a realizar os procedimentos da radiologia, por meio de serviços na área. Regulada pela Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985, a profissão exige formação técnica de nível médio e capacita o técnico a operar e preparar equipamentos radiográficos.

Radiologia na saúde
A radiologia, quando associada à medicina, trata a energia luminosa proveniente de equipamentos e processos para auxiliar no diagnóstico e no tratamento de doenças. Em linhas gerais, esse campo é dividido em duas áreas: radiologia diagnóstica e radiologia intervencional.

O técnico em Radiologia está posicionado na última relação na corrente diagnóstica, uma vez que a imagem apresenta a informação necessária na avaliação do diagnóstico.

Entre suas atribuições estão:
- exames radiográficos convencionais;
- processamento do filme e as soluções químicas usadas no processo;
- preparar o paciente e o ambiente quando este realiza os exames e diagnóstico.

Medicina Veterinária
Visa identificar e diagnosticar as principais afecções locomotoras do esqueleto, doenças cardiorrespiratórias, abdominais e verificação de corpos estranhosa em animais por meio de equipamentos radiográficos.

Medicina Nuclear
A Medicina Nuclear associa fármacos e substâncias radioativas, chamados radiofármacos inseridos no corpo humano, geralmente por via endovenosa, para o diagnóstico. Os radiofármacos emitem radiação gama e após a sua administração são absorvidos normalmente pelo organismo.

Indústria
A radiologia industrial prevê o uso da radiação para funções como o controle de qualidade e de processos em indústrias.

Construção civil
A construção civil também utiliza o serviço do técnico em Radiologia. Por meio de testes usando raios X ou radiação gama, é possível avaliar estruturas e detectar anomalias de densidade, assim como rachaduras que não estão claramente visíveis.

Segurança
Os processos radiológicos podem ser associados aos setores e serviços de segurança (portos, aeroportos e outros).

CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

O curso capacita o profissional a operar equipamentos emissores de radiação ionizante, conforme o ramo e as normas nacionais e internacionais de segurança. Com duração média de dois anos, a capacitação proporciona conhecimentos práticos e técnicos de preparo de soluções químicas e de processamento de imagens, aplicação dos meios de contraste radiológico e demais procedimentos de radioproteção.

Fontes: Wikipedia, Escola Técnica Geração.

© Todos os direitos reservado a CEDUF - Centro de Educação Profissional
R. Ildefonso Albano, 2446, Joaquim Tavora - Fortaleza - CE, 60115-001
Fones: (85) 3252-4538 / 3253-3740 / 98500-2379

     
Daniel Farias